Livro de contribuição para o estudo e análise da génese do humano, de suas organizações e dinâmicas, de suas elaborações e desenvolvimentos biofísicos, somatossensoriais, neuropsíquicos e emocionais.
Centraliza o neuropsicomotor no cerne das intercomunicações cerebrais, na origem do psiquismo e no desenvolvimento da individualidade da pessoa. Constata o neuropsíquico como alicerce activador de Si-mesmo, do eu psico-corporal, das percepções e sensações fundamentais e das emoções primárias, pilares essenciais das activações psíquicas e dos equilíbrios comportamentais.
Partindo da acção e desenvolvimento de suas actividades equilibradoras serve-se de investigações das Neurociências, da Psicanálise, da Psicologia e Sociologia para explicar as eficiências, disfunções e ineficiências do aparelho neuropsíquico do Ser Humano, bem como, intencionalidades e orientações, as acções e os desenvolvimentos do “maquinismo neurocerebral”.
Estuda o psiquismo humano como efeito das emergências dos sistemas somatossensoriais, familiares e emocionais, ambientais e afectivos, cognitivos e educativos.
Situa a unidade da funcionalidade cerebral como motor de sensações e de movimentos sensoriais, como agente dos dinamismos biopsiquicos do cérebro, das emoções, dos sentimentos e dos afectos e como factor essencial de desenvolvimento da Cognição e das Inteligências, das eficiências e das aprendizagens. Introduz técnicas e estratégias de desenvolvimentos da totalidade dos educandos, como Ginástica Cerebral, Programação Neurolinguística, Mapas Mentais, etc. ...