Publicado pela primeira vez em 1886, A Morte de Ivan Ilitch é por muitos considerada uma obra incontornável sobre o tema da morte e o sentido da vida. Neste romance, o célebre autor Lev Tolstoi conta-nos a história de Ivan Ilitch, personagem que atormentada pela morte próxima se questiona e reflecte sobre o seu percurso de vida.
No mesmo volume se publica O Diabo, texto célebre, de carácter autobiográfico e apenas publicado postumamente, que aborda temas como a responsabilidade moral e o relacionamento, através da vida de Evgueni Irténev, que após a morte de seu pai assume os negócios de família.
«Ivan Ilitch já não deixava o divã. Não queria ficar na cama. E quase todo o tempo, com o rosto voltado para a parede, sofria solitário os mesmos insolúveis tormentos, martirizava-se com o mesmo insolúvel problema: ?O que é isto? Será realmente a morte?? E a voz interior respondia-lhe: ?Sim, é a morte?. ?Mas para quê tanto sofrimento?? E a voz tornava a responder: ?Para nada. Além disso não há nada?.»