Moçambique 1964. Descrevendo algumas localidades de Moçambique – Vila Pery, Beira, Lourenço Marques e referindo outras – este romance narra uma paixão entre um capitão médico do quartel de vila Pery e uma jovem órfã, filha de um médico.
Depois de um grave acidente que vitimou seu pai, Ritinha regressa à cidade da Beira pensando que as freiras do colégio onde andou onze anos a estudar (desde a morte de sua mãe aos 7 anos), a receberão de braços abertos. Mas o destino traça-lhe um caminho cheio de espinhos.
Zé, acabada a sua comissão de serviço em África, regressa a Portugal prometendo-lhe casamento logo que convença os pais (que sempre o desejaram casado com a sua amiga Fernandinha). Teria a fuga de Ritinha para Lourenço Marques, para se distanciar de Raposo, homem sem escrúpulos que a quer levar para a prostituição, ditado a separação daquele amor sem casamento e o não reconhecimento da paternidade da filha Ritinha e Zé?
Seria o destino ou a malvadez de alguém que os separou?
Na sua vinda para Lisboa em 1975, conseguirá Ritinha encontrar o amor da sua vida e Raquel o pai que tanto desejava ter como as outras meninas?
O que fará Raquel - fruto daquele amor proibido, filha de pai incógnito à face da Lei e de algumas mentalidades da época – para caminhar de cabeça erguida numa sociedade impiedosa?
Procurará vingança se encontrar culpados?