iagem por restaurantes únicos e inesperados.
Não é certo que em cada português haja um inventor, um poeta ou um treinador de futebol. Mas há seguramente um bom garfo. Poucos são os povos que tanto falam de comida, mesmo a meio de um repasto. Os prazeres da mesa e a riqueza da gastronomia partilham-se com os amigos, aqueles a quem vale a pena dar a conhecer locais que percebemos serem únicos, especiais, imperdíveis. Mesa Nacional é uma forma de espalhar esse sentimento.
Ao longo deste livro é retomada a saborosa viagem feita, em todo o território nacional, por dezenas de maravilhosos restaurantes, numa série de reportagens para o Jornal das 8, da TVI. A intenção era ir para longe dos centros urbanos. Mostrar o que se sabe que existe e raramente se vê nas televisões.
Muitas pessoas pedem informações sobre o que viram. Onde é o cozido à portuguesa feito dentro de um pão? Onde estão as amêijoas gigantes? Que restaurante é aquele junto ao mar? Onde se come aquela perdiz ou o marisco que parecia saltar da TV? Este livro dá-lhes as respostas.