Um fresco da vida medieval, onde se entrelaçam amor e aventura, intrigas e paixões.
" Voltei, frei Matthew, para vos pedir para não atormentardes a vossa alma com culpas que não tendes... Ide procurar uma aldeia habitada por ricos mercadores e situada entre montes tão escarpados como nunca alguma vez haveis visto: o seu nome é Felik."
E Matthew parte, carregando consigo uma sinistra profecia. Espera-o uma viagem longa e cansativa através da Europa do século XIII. Pelo caminho, até chegar ao vale hoje denominado de Gressoney, encontrará assaltantes e prostitutas e conhecerá a hospitalidade dos nobres castelões e dos pobres camponeses.
No vale, no sopé das montanhas de gelo, vive uma pequena comunidade, cujo coração parece empedernido. Hermann, o mais rico mercador da aldeia, não se detém perante nada para conseguir o tão ambicionado título nobiliárquico. Ingrid, atormentada pela inveja, está disposta a tudo para conquistar a atenção de Leonhardt. Sibilla vê-se obrigada a lutar para defender a liberdade e o seu amor. Entretanto, uma densa neve que parece tingida de vermelho começa a cair sobre a aldeia...
Sobre um fundo de paisagens de grande beleza, Mercador de Lã é um retrato vivo do quotidiano medieval onde se tecem intrigas e paixões e se vive intensamente o amor e a aventura.