Pela coragem de uns poucos, Portugal tornou-se o exemplo que inspirou o mundo numa revolução que mudou por completo o planeta. Desde a reforma do velho paradigma realizada pelo António enquanto Primeiro-ministro, até à implementação de um novo Modelo Civilizacional pelas mãos do David, Portugal ergueu-se das cinzas, cumprindo a missão para a qual foi fundado.
E do seu coração profundo saíram os novos navegadores, levando ao mundo as fragrâncias de uma Nova Terra e instaurando nesta o Império do Espírito Santo, anunciado desde sempre pela voz dos poetas e filósofos do passado, arautos desse Desígnio Maior que este país nunca deixou de cumprir, apesar de todos os desertos trilhados, mostrando ao mundo os caminhos do futuro e acolhendo, como sempre o fez, de forma fraterna e profundamente compassiva, toda a Humanidade.
Cinquenta anos no futuro, na casa da Serra, através das memórias de Vera, podemos acompanhar as vivências e as transformações ocorridas em Portugal e no mundo nessas cinco décadas.