«A ética empresarial é o resultado das práticas que os gestores têm e permitem na empresa.»
Em muitas empresas a Missão, a Visão e os Valores são definidos e expostos na parede, mas não são usados na gestão de pessoas. Existem programas de responsabilidade social e códigos de ética que são confundidos com filantropia e adoptados apenas como fonte de marketing. O essencial da ética empresarial tem passado ao lado das abordagens tradicionais.
Ricardo Vargas redefine a ética empresarial, propondo um modelo para a sua gestão.
Cada pessoa tem uma ética, uma maneira de tomar decisões e agir, em consonância com os seus valores. Cada empresa procura estabelecer uma ética, agregando colaboradores em torno da Missão e dos Valores, para realizar uma Visão e concretizar objectivos de negócio. Muitas vezes a ética desejada da empresa e a dos seus colaboradores não coincidem. Quando isso acontece, há um enorme desperdício de recursos, gastos em actividades não produtivas.
Conjugando a sua experiência no desenho de processos de mudança organizacional e de gestão da ética com conhecimento científico sobre o comportamento humano, este livro de Ricardo Vargas é uma ferramenta indispensável em programas de desenvolvimento de líderes, interessando a todos os que querem melhorar as suas competências de gestão de empresas, utilizando a ética como ferramenta de liderança.