Maria Madalena é uma das personagens mais tocantes saídas do Novo Testamento. Por inúmeras razões, expostas neste livro, não só a história da santa, mas também a da maneira como foi compreendida ao longo de dois mil anos estão entre as mais ricas da história da religião, apaixonando tanto os interessados por estudos bíblicos como os que têm um interesse diletante pelo assunto.
À sua popularidade recente não será certamente alheio o sucesso de O Código Da Vinci, onde é posta em cena como esposa de Jesus e matriarca de uma descendência ainda entre nós....
São muitas as obras exegéticas, históricas, literárias e hagiográficas acerca de Maria Madalena, mas faltava reunir os muitos elementos dispersos e reconstituir a história da recepção desta figura bíblica. Regressando aos Evangelhos e passando por sites recentes da Internet, é o que faz o autor nesta obra apaixonante. Pecadora arrependida ou amante de Jesus, sensual como uma cortesã ou torturada pela dor, a sua imagem é revelada expressiva e autorizadamente, como não fora nunca, no chiaro-oscuro erudito e penetrante do historiador Régis Burnet.
RÉGIS BURNET é doutorado pela École pratique des hautes études e professor nas universidades de Paris VII e de Paris VIII.