Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903-1996), uma das últimas discípulas de José Malhoa, é uma pintora cuja importância ultrapassa a de ela própria. Para além do interesse que possa despertar a sua carreira e obra, per si, é simultaneamente representativa de vários aspectos que marcam a História da Arte Portuguesa. Quer no tocante ao conjunto dos artistas da “geração esquecida”, de modo geral, como no que diz respeito ao entendimento das condicionantes de ordem histórica, educativa, psicológica, sociológica e artística, da produção pictórica das mulheres do século XX, independentemente dos paradigmas estéticos por que enveredaram.
Este livro, no ano em que se comemora o 110º aniversário do nascimento da pintora, ao invés de qualquer ideia de panegírico fácil, pretende sobretudo constituir-se como um contributo que, para além do estudo da sua vida e obra, e através dele, visa igualmente atingir um melhor conhecimento das diversas realidades da Arte Portuguesa novecentista. Obtiveram-se dados que eram desconhecidos até agora e pistas para conseguir responder às referidas questões.