Mais do que nunca compreender o funcionamento das organizações é fundamental; indivíduos e grupos são obrigados a sobreviver num esquema de representatividade socio-organizacional, produzindo, distribuindo e consumindo bens e serviços. Para além disso, têm de executar tarefas, tomar decisões, controlar e coordenar funções, apropriar-se e difundir informação que é crucial para a eficácia das organizações.
Este livro oferece ao leitor os conhecimentos básicos, que integram os objectos científicos da Psicologia e da Sociologia no âmbito das organizações para além de abrir pistas para um estudo mais aprofundado desta temática.
Estruturado em três partes apresenta as perspectivas teóricas sobre as organizações mais relevantes; as características e as potencialidades dos indivíduos e dos grupos enquanto factores de acção individual e colectiva no seio das organizações e o funcionamento das organizações de uma forma global.
Interessa, assim, a todos os estudantes que necessitam de uma formação teórica básica neste domínio e a todos os profissionais que estão relacionados com o processo de liderança e de tomada de decisão nas empresas, instituições e organizações do Estado e sociedade civil.