O stress é a doença que causa mais baixas no mundo actual, de acordo com a International Labour Organization e não diferencia sexo, religião, raça ou nacionalidade.
Os últimos anos de expansão económica, das comunicações e telecomunicações e o mundo altamente competitivo de marketing e imagem exterior fortíssima, potenciaram de forma exacerbada o stress humano.
Conceição Espada fala de Gestão de Stress e não em anti-stress, pois há níveis de stress que são necessários para a cção/reacção do ser humano.
Sintomas de stress mais conhecidos: problemas de coluna, dores nas costas, ombros rígidos e com tensões, dores de cabeça ou de estômago, problemas digestivos, dificuldades respiratórias, ritmo cardíaco acelerado, intranquilidade, cansaço, tonturas, mãos e cara suadas, insónias e dificuldade em dormir, medos/pânicos, tensão muscular, tremores, depressão, irritabilidade, dificuldade nos relacionamentos, falta de auto-estima, falta de tempo para si e família, dificuldade em concentrar-se, sentimento de vítima, falta de motivação, frustração.
Se reconhece em si, algum ou alguns destes sintomas, leia este Manual.