Neste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.
Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.
Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.
Competências
• Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
• Estabelecer objectivos
• Informar e dar feedback
• Resolver problemas e tomar decisões
• Agir de forma ética
• Desenvolver a comunicação interpessoal
• Gerir conflitos
• Negociar
• Trabalhar em equipa
• Trabalhar em equipas virtuais
• Usar o poder e o comportamento político
• Lidar com a diversidade nas organizações
• Preparar e conduzir entrevistas
• Fazer entrevistas de selecção
• Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
• Procurar emprego: estratégias e técnicas
• Usar e gerir o tempo
• Preparar e conduzir reuniões
• Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
• Organizar e gerir eventos