Na maioria dos casos, a universidade insiste em ignorar uma parte considerável da literatura, a saber, a literatura infanto-juvenil. Tanto maior é por isso o mérito e a importância do presente livro, que se baseia na tese de Doutoramento em Literatura defendida por Francesca Blockeel em 2000 na Faculdade de Letras de Lovaina.Analisar como a tendência nacionalista se apresenta na literatura infanto-juvenil portuguesa e detectar os processos e caminhos através dos quais a identidade nacional nela se constrói foi o objectivo da autora ao iniciar o seu estudo.A autora começa por abordar os estudos teóricos existentes, considerando depois o que é característico da produção portuguesa até 1974, isto permite-lhe pôr em relevo as particularidades da produção dos anos 1974-1994, que conheceu uma evolução espantosa.A autora procura verificar se a produção deste período contribui para a construção da mesma comunidade portuguesa imaginada típica do período anterior e se na literatura juvenil contemporânea persiste a antiga atitude para com o Outro ou se, pelo contrário, os escritores dão uma orientação nova às suas histórias e as narrativas para jovens transmitem agora um espírito de compreensão internacional, de entendimento e amizade com outros povos do mundo. Os resultados desta análise são surpreendentes e revelam facetas inesperadas da literatura juvenil portuguesa.