Ao longo da sua história, Lisboa tem seduzido visitantes oriundos dos quatro cantos do mundo, protagonizando uma historia de fascínio a que não será alheia a proximidade do rio e a aura luminosa que a caracteriza.
A cidade que tão generosamente se deixa captar no seu rosto diurno tem também uma face crepuscular, e é essa que aqui se retrata, na sua dualidade de luz e sombra. É a outra face da identidade de Lisboa, por vezes melancólica, por vezes feérica, onde reconhecemos um esplendor que complementa o da cidade diurna e que nos transporta para uma dimensão de permanente festa de luz.
Em 2004, a Quimera editou um primeiro livro de Nuno Cardal e Pedro Dias intitulado Lisboa Iluminada. Esgotada a segunda edição, foi decidido não proceder a uma reimpressão. A obra que agora se publica é, assim, “um novo livro” – com outro formato, um grafismo diferente e, sobretudo, com cerca de 100 fotografias novas. Apenas o título foi mantido, dando continuidade à série composta pelos livros sobre Portugal e o Porto.
Esta Lisboa Iluminada é, assim, o terceiro volume de uma colecção diferente, que nos oferece imagens de incomparável beleza e originalidade, ao retratar a face crepuscular e nocturna das cidades, aldeias e vilas de Portugal.