Lila, de quatro ou cinco anos, vive negligenciada numa casa de imigrantes algures no Midwest, na década de 1920. Ninguém parece preocupar-se minimamente com ela. Passa o tempo aninhada debaixo de uma mesa e quando não consegue conter o choro, mandam-na para fora de casa.
Uma vez, ao anoitecer, Doll, uma jovem vagabunda de rosto desfigurado, decide levá-la consigo para longe. Ambas sobrevivem juntando-se a um grupo de nómadas em busca de trabalho pelos campos fora enquanto o país enfrenta a Grande Depressão. Os anos passam até que Doll desaparece misteriosamente, e Lila continua a fazer aquilo que parece ser o seu destino, deambular para sobreviver.
Um dia para se abrigar de uma tempestade, entra na igreja de uma pequena localidade na altura em que o reverendo John Ames proferia o seu sermão. A partir deste momento, assistimos a mudanças profundas que marcarão para sempre a vida destes dois personagens.
Lila é uma obra literária sublime, com uma intensidade rara e penetrante. O livro de Marilynne Robinson foi vencedor do National Book Critics Circle Award, finalista do National Book Award e nomeado para o Booker Prize.
Prémios
National Book Critics Circle Award
Citações:
«Uma prosa soberba - uma obra-prima.» | Publishers Weekly
«Marilynne Robinson está entre aqueles escritores excecionais, de grande génio.» | Time Magazine
«Um livro que não nos deixa indiferentes e que reflete sobre a fé em Deus, o amor e o que é necessário para sobreviver.» | Entertainment Weekly
«Uma escrita maravilhosa, um livro belíssimo.» | Los Angeles Times
«Lila é uma narrativa deslumbrante.» | Publishers Weekly