Este livro destina-se a todas as pessoas que têm a responsabilidade de gerir e liderar equipas e que, neste contexto, pretendem aperfeiçoar o seu desempenho. O sucesso do líder advém do reconhecimento da eficácia e eficiência do seu trabalho e da qualidade da relação com os seus colaboradores.
O líder é altamente competente e bem-sucedido quando estas qualidades lhe são conferidas, quer pela Organização onde se integra, quer pela sua equipa de trabalho.
Com este livro pretende-se partilhar com todos os líderes e potenciais líderes, as principais linhas de orientação da atividade de liderança, que fomos recolhendo ao longo dos anos na experiência direta, prática e quotidiana em múltiplos contextos empresariais e em diversas realidades culturais. Pretende-se também que este livro seja uma ferramenta que ajude todos os líderes e potenciais líderes a desenvolver atitudes e comportamentos ajustados à sua função e a adquirir competências, metodologias e práticas que o ajudem a si, à sua equipa e, consequentemente, à sua organização, a percorrerem o caminho do sucesso.
O sucesso de uma empresa ou de uma organização está diretamente relacionado com a qualidade dos seus gestores e dos seus líderes e esta qualidade reside no investimento que a organização faz nos seus líderes. Os líderes devem ser pessoas alinhadas com a Missão, Visão e Objetivos da organização, capacitadas para potenciar e desenvolver equipas com vista a um desempenho de excelência. A liderança aprende-se, desenvolve-se e aperfeiçoa-se ao longo do tempo, na própria ação de liderar.
A excelência do Líder com Valor está no reconhecimento da necessidade de saber cada vez mais e na humildade de querer aprender.
«O valor do líder reside no valor da sua equipa. Esta é o reflexo do líder.»
«Um bom líder transforma equipas médias em equipas de elevado desempenho.»
«O papel do Líder Valor na organização é desenvolver as pessoas da sua equipa até ao ponto em que elas se possam ultrapassar em conhecimento e competência. O papel do líder é fazer novos líderes.»