"Patricia Dolan foi educada pelo pai a acreditar na causa da Irlanda, mas o facto de ter vivido sempre nos Estados Unidos alheou-a dos acontecimentos políticos na Europa.
A paixão pela pintura de Vermeer é um dos poucos prazeres que restam a esta historiadora da arte de 41 anos, cuja vida, depois da morte da filha, parece ter perdido o sentido.
Porém, o aparecimento inesperado em Nova Iorque de um jovem primo irlandês, Mickey O?Driscoll, e os seu envolvimento com ele levarão Patricia a colaborar no roubo de um quadro pertencente à rainha de Inglaterra e a tornar-se sua guardiã numa remota aldeia irlandesa até que os Ingleses se decidam a pagar o resgate.
Dividida entre as suas obsessões por Mickey e pela obra de Vermeer, Patricia inicia então um registo diário da sua vida solitária na costa escarpada de West Cork; e, à medida que pondera no que a liga à serenidade holandesa e à rudeza da Irlanda, acaba por compreender o que deve fazer para preservar as coisas a que dá valor."
Que afinidade poderá existir entre a calma dos interiores na pintura holandesa do Século XVII e a luta por uma Irlanda unida?
A lição de Música é um romance surpreendente que reúne, numa única história, entre dois mundos aparentemente opostos. A sua leitura não vai parar de o surpreender até à última página. Não deixe de ler.