Percorrendo páginas de cor e história, impregnadas tanto nas imagens fotográficas como no relato de uma aventura vivida e contada por Alexandre Costa, e com o apoio escrito de Serafim Lobato, dá-se a conhecer este país africano de culturas ancestrais. Trata-se, portanto, de relatos fotografados da viagem pelas principais cidades que compõem a Líbia, dando a conhecer alguns dos seus recantos e a sua realidade histórica.
Estes relatos são apresentados ao leitor de forma desdobrada: nas duas línguas distintas que são o nosso português e o inglês, o que facilita a internacionalização desta transmissão de conhecimentos e vivências.
Como tão bem resume Enrique Nuñes Mazzarelli na introdução deste livro, o artista «[…] destaca as coordenadas essenciais para a compreensão de um povo e dos seus costumes e apresenta, como suporte das fotografias, dados históricos e estatísticos da realidade quotidiana da Líbia, com enfoque na sua geografia, aspectos sociais e culturais, entre outros.»
Para além de dar a conhecer este local fantástico que é a Líbia, o autor pretende, de igual modo, ajudar as causas humanitárias da ONG Médicos do Mundo ao doar-lhes parte das verbas da venda deste livro.