Lenine permanece até aos dias de hoje como uma das principais figuras de estado e um dos mais influentes líderes do século XX. Revolucionário, pensador, estadista, Lenine criou o primeiro Estado socialista, a partir do qual se desenvolveu a URSS, alterando para sempre os destinos do mundo.
Em 1991, quando os arquivos centrais do Partido foram desselados, Robert Service foi o primeiro historiador mundial a ter acesso aos ficheiros de Lenine. Estes revelaram matérias cruciais para uma verdadeira biografia de uma figura complexa: um activista revolucionário, injuriado e louvado em partes iguais; um pensador inquieto, cuja interpretação de Marx e Engels se tornou um dogma oficial; um líder de partido e estadista que alcançou o estatuto de ícone; um homem cuja personalidade oscilou entre o firme autocontrole e as explosões voláteis.
Lançando uma nova luz sobre a forma como a sua infância e a sua educação influenciaram profundamente a sua vida política e como ele fundou o Partido Comunista, Service dá-nos uma análise clara e detalhada dos eventos chave na História soviética, como a Revolução de Outubro e o surgimento dum Estado de um só partido, abordando também a natureza do Estado e da sociedade que Lenine legou — uma herança que não desapareceu inteiramente, mesmo após o colapso do regime soviético e o desmantelamento do comunismo.