Quem são os jornalistas portugueses, o que fazem e como fazem? Qual tem sido a evolução da paisagem mediática em Portugal? Quais os traços marcantes da última década? Quais as relações entre a publicidade e as notícias? Que papel desempenham na actividade jornalística a cultura e a ideologia profissionais, a organização do trabalho na sala de redacção e o enquadramento na empresa? Que valores e que critérios, e porquê estes e não outros, presidem à elaboração das notícias? Qual a importância do mercado e da concorrência e quais os seus reflexos no plano ético? O que diferencia a situação dos jovens jornalistas e da elite jornalística? Quais as tendências de evolução e as novas responsabilidades que se colocam a este grupo profissional? Eis algumas das questões que este livro procura ajudar a esclarecer, no quadro da análise da prática jornalística e da autonomia dos jornalistas. Contrariando a visão redutora que vê no jornalista o grande e exclusivo culpado das derrapagens mediáticas dos nossos dias, mas sem transigir com estratégias de desculpabilização nem alimentando mitos do passado, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão de uma profissão e de profissionais muito falados mas mal conhecidos. Fernando Correia é jornalista profissional e actualmente chefe de redacção da revista «Vértice» e editor de publicações periódicas da Editorial Caminho. Desenvolve igualmente actividade docente na área do Jornalismo. É licenciado em Filosofia e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação.