Se os jogos, em geral, são universais, encontrando-se nas mais diversas culturas, os jogos de estratégia, como o xadrez e o Go, são característicos das sociedades desenvolvidas e socialmente complexas.
Transformados recentemente em objecto de estudo académico, estes jogos são habitualmente classificados em famílias. Este livro pretende dar a conhecer alguns dos exemplares mais notáveis.
Na sequência de Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos, publicado pela Gradiva em 2004, os autores empreendem agora uma digressão por algumas famílias de jogos. Assim, o xadrez, o Go e as damas são primeiro apresentados historicamente, voltando-se depois a atenção dos autores para as respectivas variantes modernas de maior sucesso. Esta obra inclui ainda um tratamento matemático dos jogos combinatórios, também na sequência do livro citado, bem como um capítulo sobre jogos de eleições, uma criação recente que torna possível utilizar fractais como tabuleiros de jogos de estratégia.
JOÃO PEDRO NETO é professor do departamento de Informática da FCUL, onde lecciona Programação, Algoritmia e Computação. A sua área de investigação foca a teoria da computação, a inteligência artificial e os jogos abstractos.
JORGE NUNO SILVA é professor de Matemática da Universidade de Lisboa e membro do seu Centro de História das Ciências. Presentemente ensina História da Matemática e investiga jogos medievais.