A chave do sucesso das organizações passa pela sua competitividade e esta, no contexto actual, está largamente dependente da capacidade de inovar e acompanhar a inovação (quer ao nível de novas propostas quer ao nível de novos processos). Novos produtos/serviços, aperfeiçoamento dos existentes e garantia da qualidade são factores determinantes e finais da argumentação da empresa e da sua rentabilidade.
No ciclo de vida do produto, cerca de 80% do seu custo total fica determinado nas fases anteriores à prestação do serviço ou produção do produto. Impõe-se portanto que as organizações conduzam estes processos duma forma controlada e optimizada.
O autor, nesta obra, e de uma forma integrada, apresenta os principais métodos e técnicas de apoio à concepção e desenvolvimento de produtos e serviços. Numerosos casos práticos ilustram a teoria que é exposta de forma clara, objectiva e orientada para a acção e que fazem deste trabalho um instrumento útil e remunerador para
— os empresários e gestores que poderão perceber e compreender a importância estratégica das áreas da concepção e desenvolvimento;
— os responsáveis pelas funções qualidade, desenvolvimento e marketing que aqui encontrarão formas de operacionalizarem a cooperação e integração entre as suas áreas funcionais e a base para uma abordagem técnica e científica ao controlo da concepção;
— os estudantes de engenharia, gestão, economia e marketing que passam a dispor de um suporte com uma metodologia básica, pragmática e profissionalizante de todo o processo ligado à concepção e desenvolvimento de produtos e serviços.