Esta compilação resulta de mais de um ano de artigos publicados em diversos órgãos de comunicação social mas, principalmente, no portal Liga-te à Media e na revista Briefing.
A sua sequência corresponde a uma lógica que evolui com o tempo, as mudanças que fomos vivendo e as preocupações da autora.
Centrado na relação da comunicação social com as pessoas e das marcas com os consumidores, os artigos reflectem também a importância que o digital assumiu nas nossas vidas, bem como a aparente inadaptação das marcas e da comunicação social a este paradigma comunicacional que coloca o indivíduo com o seu smartphone no centro da conversação. Sem se assumir como um conjunto de textos científicos, deixa, contudo, pistas sobre o contexto teórico em que as ciências da comunicação e os estudos na área do marketing e branding se movimentam, reflectindo as principais tendências e abordagens nestes domínios.
Organizado em quatro grandes áreas, assume-se como uma compilação semi-intemporal sobre a comunicação social, bem como o peso e a influência das plataformas digitais na vida quotidiana dos indivíduos e das marcas.
Com adaptações óbvias entre a publicação na web e a publicação em livro, a compilação de textos foi também actualizada para garantir a relevância dos conteúdos apresentados, assumindo-se como uma obra importante para compreender a sociedade mediática contemporânea.