O interesse de Lev Vygotsky pela psicologia da arte e pela educação estética acompanhou grande parte do seu percurso científico. No domínio dos estudos da psicologia da criatividade, "Imaginação e Criatividade na Infância" é considerado um texto de referência, no qual o autor apresenta um "estado da arte" a partir de uma análise psicológica e pedagógica. Por outro lado, define conceitos, desfaz alguns mitos e propõe linhas inspiradoras para investigações futuras com o recurso a exemplos de modalidades expressivas que as crianças apreciam: o drama, o desenho, a leitura e a escrita criativa. Neste ensaio surgem ainda problematizados cinco domínios que Vygotsky aborda incondicionalmente: a relação entre a imaginação e a criatividade; a definição dos limites da relação entre a imaginação e a realidade; a clarificação de alguns mecanismos psicológicos de encadeamento entre a imaginação e a criatividade; a comparação da imaginação criativa na criança e no adolescente; e, por último, os "tormentos" por que os indivíduos passam na concreção da imaginação. Um texto essencial, no qual se considera que a cultura, a técnica e a ciência são produtos do imaginário criativo.