Ilídio Pinho é Fundador e Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ilídio Pinho Holding e Fomentinvest, para além de outras empresas. É também membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro, entre diversos cargos institucionais.
Nascido em Vale de Cambra em 19 de Dezembro de 1938, concluiu o curso de Engenharia Eletrotécnica e Máquinas no Instituto Industrial do Porto, em 1961. Após curta carreira na Oliva, Vicaima e Arlindo Soares Pinho-Indústrias Metalúrgicas, decidiu seguir o seu impulso empreendedor e criou a Colep, acrónimo derivado do seu nome de família. Casou entretanto com Maria Emília, com quem teve dois filhos, Ilídio Pedro e Daniela.
Nos anos 1980 explodiu a sua veia de serial entrepreneur com uma intensíssima atividade de diversificação, para as áreas de gás, cabos elétricos, software, navegação e outras. Foi assim promotor, fundador, acionista único ou qualificado e Presidente ou membro do Conselho de Administração de inúmeras empresas.
Sempre preocupado com a utilidade pública, Ilídio Pinho foi agraciado com altas distinções de mérito a nível nacional: Comendador da Ordem do Mérito Industrial e Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Foi ainda distinguido com a Medalha de Ouro e o título de Cidadão Honorário de Vale de Cambra e dado o seu nome a uma avenida de entrada da cidade. Entre outras, foi também distinguido com a Medalha de Ouro da Universidade Católica Portuguesa.
O seu fascínio pela ciência e tecnologia abriu caminho para a criação de uma Fundação em memória do filho Ilídio Pedro.
Uma Fundação com a missão patriótica de pugnar pela “Ciência ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”, em estrita relação com as escolas, a universidade e a sociedade civil.