Este catálogo resulta da exposição realizada no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, entre 2 de Junho e 5 de Outubro de 2010, no âmbito da parceria estabelecida entre a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a Câmara Municipal da Amadora, e exibida pouco depois no Festival Nacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorreu de 22 de Outubro a 7 de Novembro.
A BD foi, desde os seus primórdios, e é até hoje um importante instrumento de consciencialização social, funcionando como um espelho das sociedades, na sua vertente política e em quase todas as outras. Em Portugal, o Republicanismo foi um impulsionador decisivo da caricatura e do cartoonismo, numa era em que a sátira social muito aproveitou da nova liberdade expressiva. Da caricatura e do cartoon nascerá a Banda Desenhada, por um desenvolvimento expressivo da vinheta que encaminhará a caricatura e o cartoon para a narrativa gráfica.
O catálogo conta com textos de especialistas em História da BD, da animação e da capital portuguesa da BD, a Amadora, para além de valiosa e belíssima documentação gráfica.