Os cavaleiros conheciam a arte de Derriçar as mulheres; Villon galou mais do que qualquer outro nos tempos da sua louca juventude; ao longo dos tempos, os rapazes seduziram, galantearam, flirtaram… ou engataram. No sentido estrito, o engate é indissociável dos nos cinquenta do século passado, mas os seus truques e os seus mecanismos psicológicos são milenares.
Os caminhos são múltiplos: não se seduz a mulher da sua vida como a companheira de uma noite. As suas referências, são variáveis: outrora procurava-se o conselho de um autor de Teatro; o especialista de marketing parece ser hoje mais eficaz. Quanto às concepções… poder-se-á aceder da mesma maneira à alma de uma rapariga e ao seu inconsciente? Não se tem o mesmo discurso quando se segue o coração ou os seus feromônios.
Interrogando as artes de seduzir desde Ovídio até Pick-up artists, estudando as tácticas de Alcibíades a Casanova este livro procura compreender como é que, desde sempre e através dos séculos, rapazes e raparigas deram o salto mais arriscado: o primeiro.