Publicado pela primeira vez em 1911 com o título The Book of Ceremonial Magic, a obra clássica de Arthur Edward Waite explica os ritos, os mistérios e as tradições secretas da Bruxaria, Feitiçaria e da «Necromancia Infernal», exoplorando também a Teurgia, a Magia Branca que invoca os espíritos benéficos.
O livro é apresentado em dois volumes: o primeiro «contém um apuramento analítico e crítico dos principais rituais mágicos conhecidos pelo autor»; o segundo volume constitui um Grimoire completo de Magia Negra.
Deve recordar-se que essas são as operações que deram armas aos inquisidores do passado e justificaram tribunais civis na opinião secular para os éditos sanguinários produzidos contra bruxos, feiticeiros e mágicos.
Na verdade, é uma página muito estranha e nada tranquilizadora na história da aberração humana; nem terá sido em exercício agradável que, dessa forma, se tenha tornado, de uma vez para sempre, facilmente compreensível.
Uma obra repleta de ilustrações e diagramas, a missão do autor, « permitir que os rituais das Magia Branca e Negra falem por si », é conseguida de forma brilhante neste texto extraordinário.