Com a globalização acentuam-se as trocas totais entre os elementos do seu sistema, provocando uma cada vez maior exposição e possibilidade de choque entre culturas, com reflexos em todos os domínios da nossa vida. Particular relevância assume, neste contexto, a gestão das organizações, empresas e indivíduos que se movimentam e operam em contextos internacionais. Sendo a globalização um fenómeno emergente da maior relevância, é pois importante saber analisá-la para perceber como funciona e como poderemos agir nela e sobre ela.
Com base na sua experiência internacional Paulo Finuras aborda nesta obra o tema da globalização, da interculturalidade e da gestão internacional e intercultural, desenvolvendo uma estimulante reflexão teórica e prática que se dirige em primeiro lugar aos especialistas, mas que, contudo, não deixará de atrair também os não especialistas interessados na temática da gestão internacional e multicultural.
No final do livro são apresentados exercícios e estudos de caso que ilustram alguns aspectos práticos da gestão intercultural e também um glossário de conceitos e ideias chave úteis no domínio destes temas.