O modo como as organizações gerem o seu sistema humano tem consequências práticas no seu desempenho e está ligado a aspectos teóricos importantes, que asseguram a sua consistência e o tornam inteligível. Para demonstrar o papel desempenhado pelas pessoas na concretização dos fins da organização, o autor, com recurso a estudos de campo em empresas de média e grande dimensão com actividade em Portugal, analisa a relação existente entre o sistema de gestão de recursos humanos, o desempenho económico-financeiro e a produtividade.
O levantamento efectuado pelo autor proporciona a visão mais detalhada até hoje concretizada sobre o funcionamento da função de gestão dos recursos humanos e as políticas e práticas de gestão adoptadas pelas empresas a operar em território nacional.
Este livro abre novas portas à investigação sobre a gestão das pessoas em organizações de trabalho e as suas conclusões contribuem para esclarecer e afirmar uma função de gestão cujo impacto é fundamental no desempenho das organizações.