Nesta pequena história, feita de sonho e memória, de invenção, descoberta e jogo, encontrará o leitor adulto, entre outros ecos, os de ?Aladino e a lâmpada maravilhosa?. A criança, por seu lado, nela terá um ponto de partida para, mais tarde, ler esse conhecido conto de As Mil e Uma Noites. É assim que se começa a tecer, desde a idade infantil, uma rede de leituras, a formar título a título uma enciclopédia de leitor.
Mas, neste livro, deparamos também com uma sequência dialogal viva e divertida, com muito de teatral, que convida a leituras encenadas ou mesmo à representação do texto. E, a par de tudo isto, não passa despercebida, nas entrelinhas, uma reflexão sobre o fluir do tempo e os seus efeitos nos seres, ou ainda sobre a velha tensão entre desejo e dever.
Questões não menos oportunas como a atenção ao outro ou os valores do companheirismo e da entreajuda merecem igualmente uma nota, a propósito deste livro escrito e ilustrado por Sílvia Caiano ? que assim exprime, uma vez mais, o seu fascínio pelo inesgotável mundo da infância. Esse mundo que os anos lhe têm permitido conhecer cada vez melhor.
José António Gomes