Forbes Valdeflores é um advogado lisboeta igual a tantos outros. Trabalha em prática isolada, à margem das grandes e mercantis sociedades de advogados, e tenta sobreviver na emaranhada selva forense à custa de pequenos casos que vai tendo ocasionalmente. No que respeita à sua vida pessoal, as coisas também não estão fáceis: acaba de se divorciar da bela e infiel Lola Valdeflores e ainda não se encontra totalmente refeito da sórdida dissolução do casamento, que não desejava. A rotina sucede-se sob o signo da solidão.
Um dia, porém, aparece no seu modesto escritório uma mulher que lhe pede para resolver a seu favor uma questão controversa. Pela história que conta no recato do escritório, parece ter a razão toda do seu lado e Forbes Valdeflores aceita a defesa da causa desconhecendo o terrível segredo que se esconde por detrás da sua aparente justeza e simplicidade.
O assunto acaba por conduzi-lo a Paris e é precisamente aí que o advogado inicia como viajante a decifração de um homicídio selvagem e hediondo ocorrido nas margens do Sena, defrontando simultaneamente um estranho fantasma que o persegue e se torna mais intrigante e ameaçador à medida que o herói se aproxima da horrível verdade.
Geladas Brumas é um romance inquietante, de um ficcionista singular, que podemos situar algures entre o thriller jurídico de qualidade e a alta ghost story.