Um rapaz normal, de uma cidade normal, vê-se de repente preso entre o sonho da sua vida e uma grande aventura de pesadelo. Terá apenas como aliada, uma bela e grande tarântula azul com poderes mágicos. Perdido na rede de esgotos da cidade em plena véspera de Natal, SpiderBob vai ter o Gangue dos Ratos no seu encalço. É apenas um rapaz ingénuo, não é um aventureiro e não é de todo um atleta, mas vai ter de correr muito e rápido.
O que é que o Gangue dos Ratos quer de Bob? Como é que este rapaz inocente acaba por roubar uma fortuna em dinheiro? Terá ele alguma chance de sair ileso de todas estas aventuras? Ainda não sabes, mas tenho uma dica: uma qualquer aranha sussurou-me que tinha ouvido falar sobre poderes tarantulianooooooos, aracnofantástiiiiicos e acima de tudo mágiiiiiicos que foram transmitidos ao Bob.
O Bem vence sempre o Mal. Será? Como é que o confronto entre o Rei dos Ratos e o SpiderBob vai acabar? Com uma luta épica, é claro. Mas quem irá ganhar desta vez?
O Mistério e a Tensão vão andar de mãos dadas e vão fazer-vos ficar agarrados a cada página mas vão também manter em alerta a Mãe e o Pai de Bob, a Televisão, a Polícia, a cidade inteira e o próprio Pai Natal.