Corre o ano de 1810, Napoleão, na sua determinação de conquistar Portugal e empurrar os ingleses para o mar, depara-se com o capitão Richard Sharpe que luta bravamente perante várias dificuldades. Um perigo maior surge da parte de dois corruptos irmãos portugueses — o major Ferreira, oficial de alta patente do exército português e o irmão, alcunhado de Ferrabrás (segundo o lendário gigante português) que nada deve à respeitabilidade, preferindo fazer-se valer pela rude força física e pura intimidação. Ferrabrás jura vingança e trama uma armadilha para matar Sharpe e aqueles que lhe são próximos — o experiente sargento Harper, seu amigo, o oficial português Jorge Vicente e uma irritadiça, mas adorável governanta inglesa. Enquanto a cidade de Coimbra é incendiada e pilhada, Sharpe e os seus companheiros preparam uma fuga arrojada, assegurando-se de que Ferrabrás os seguirá no caminho para Lisboa, para a boca de uma cilada estendida por Wellington — as gigantescas Linhas de Torres Vedras, a última barreira, audaciosa e imaginativa, contra os invasores...
«Uma empolgante história de vingança e heroísmo... A qualidade cinematográfica das pormenorizadas cenas de batalhas escritas por Cornwell revelam uma destreza de escrita extraordinária.»
The Washington Post
«Preparem-se para viver arrebatadoras cenas de capa e espada.
Uma história cheia de acção... Nem aqueles que só agora tomam contacto com as aventuras de Sharpe, poderão impedir-se de ler estas páginas de um só fôlego.»
Publishers Weekly
«Richard Sharpe sofre de uma irresistível atracção pela aventura e não se coíbe de a tornar ainda mais excitante.»
Wall Street Journal