Este livro dirige-se a todos os que têm de lidar com a formação de adultos dentro da empresa e com as particularidades deste processo face ao ensino tradicional. Quer trabalhe numa empresa quer numa consultoria, o formador vê-se muitas vezes na necessidade de conceber os cursos que a lecionar, pelo facto de abordarem temas específicos que exigem a realização de uma formação à medida.
Enunciam-se assim os passos a seguir até obter a documentação necessária para que o ato de formação se possa tornar realidade: fixação de objetivos, definição de conteúdos e escolha das estratégias de ação. Por outro lado, as tarefas tradicionais do formador, na sua qualidade comunicador, estão a alargar-se cada vez mais para outras, como as de «orientador de grupos», o que se traduz numa necessidade de aprofundar os seus conhecimentos no âmbito da psicologia social mais do que no da pedagogia. Este livro dá uma atenção especial a estes aspetos. Finalmente, lembra-se a necessidade de avaliar o processo de formação tendo em vista melhorá-lo permanentemente para conseguir otimizar os resultados.