Filhas da Vergonha – Jasvinder Sanghera
Junho 2, 2009 – 8:02 pm
Publicado em Uncategorized
Tagged Filhas da Vergonha, Jasvinder Sanghera, Quidnovi
Jasvinder Sanghera sabe o que é fugir da famíliasob a ameaça de um casamento arranjado e enfrentaras terríveis consequências que daí advêm.Em rapariga, foi justamente o que teve de fazer.Mas agora está na linha da frente de uma batalhapara salvar mulheres da violência sofrida emnome da honra e da ameaça do casamento forçadoque destruíram a sua própria juventude.Filhas da Vergonha revela as histórias de jovenscomo Sanah, que tinha apenas 15 anos quandoa família tentou obrigá-la a um casamento; Shazia,raptada e levada para o Paquistão para secasar com um homem que nunca vira na vida; ouBanaz, assassinada pela própria família depoisde fugir aos maus-tratos do marido.Este livro mostra Jasvinder temendo a sua segurançapessoal enquanto luta para ajudar estasmulheres, normalmente enfrentando ameaças demorte e tendo de pesar os riscos que podemadvir para si e para os próprios filhos da sua actividade.Ora chocante, ora envolvente e optimista,a singular história de Jasvinder oferece-nos umaperspectiva única num mundo em que o sofrimentoe o abuso de muitos é posto em causa apenaspela coragem de alguns.JASVINDER SANGHERA é fundadora e presidentedo Karma Nirvana, um abrigo para mulheresasiáticas em Inglaterra. A campanha de sensibilizaçãoque tem vindo a promover a favordos direitos das mulheres vítimas de casamentosforçados, violência doméstica e crimes dehonra foi reconhecida, tendo-lhe sido atribuídoem 2005 o Prémio de Acção Social e Humanitáriae, em Outubro de 2007, o Prémio JanelaPara o Mundo pela Fundação das Mulheres doAno. É autora do livro Banida, que conta a suaprópria luta contra um casamento forçado e aameaça de morte que a família fez pender sobreela. Jasvinder licenciou-se na Universidade deDerby aos 29 anos. Casou-se duas vezes e temtrês filhos.Jasvinder Sanghera sabe o que é fugir da família sob a ameaça de um casamento arranjado e enfrentar as terríveis consequências que daí advêm. Em rapariga, foi justamente o que teve de fazer. Mas agora está na linha da frente de uma batalha para salvar mulheres da violência sofrida em nome da honra e da ameaça do casamento forçado que destruíram a sua própria juventude.
Filhas da Vergonha revela as histórias de jovens como Sanah, que tinha apenas 15 anos quando a família tentou obrigá-la a um casamento; Shazia, raptada e levada para o Paquistão para se casar com um homem que nunca vira na vida; ou Banaz, assassinada pela própria família depois de fugir aos maus-tratos do marido.
Este livro mostra Jasvinder temendo a sua segurança pessoal enquanto luta para ajudar estas mulheres, normalmente enfrentando ameaças de morte e tendo de pesar os riscos que podem advir para si e para os próprios filhos da sua actividade. Ora chocante, ora envolvente e optimista, a singular história de Jasvinder oferece-nos uma perspectiva única num mundo em que o sofrimento e o abuso de muitos é posto em causa apenas pela coragem de alguns.