Suresh era faquir, porque se submetia à proeza de superar a dor. Mas era também funâmbulo, já que era um mestre na arte de andar na corda bamba, proeza que requer uma cuidadosa atenção e um perfeito sentido de equilíbrio... Elementos tão necessários para percorrer o caminho da vida!
Hernán, o protagonista deste romance, converte-se no seu discípulo depois de voar para a Índia em busca da sua essência espiritual e de uma nova escala de valores, onde empreende uma viagem ímpar pelo interior desse país, pródigo em mistérios milenares e sabedorias sublimes.
Ao longo do percurso recebe lições de mestres yoguis, conhece uma bela mulher de ascendência inglesa que está apaixonada pelas tradições autóctones e, finalmente, encontra o Faquir, cujos ensinamentos o vão marcar profundamente. Nunca mais voltará a ser o mesmo. Com o seu guia aprende a desligar-se dos invólucros físico, mental e espiritual, que arrastava como um pesado lastro na sua vida anterior.
Uma história feita de revelações que nos orientam para o real significado da vida. Nunca ninguém transmitiu com tanto realismo as vicissitudes de uma iniciação mística.