«David Toscana merece um lugar junto dos grandes nomes da literatura latino-americana como Gabriel García Márquez e Jorge Amado», escreve o New York Times Book Review sobre o mexicano David Toscana, autor de «O Exército Iluminado», editado pela Parsifal.
«Ignacio Matus é um professor que, ano após ano, insiste em transmitir aos alunos a vergonha nacional que constituiu a perda do estado mexicano do Texas para os Estados Unidos da América, o que leva à sua expulsão do estabelecimento de ensino.
Ferido no seu patriotismo, decide criar um exército no qual se alistam crianças deficientes, que sai da cidade de Monterrey com a missão de atravessar o rio Bravo para recuperar o Texas e, com ele, a dignidade nacional.
Ao chefiar este louco plano militar, Ignacio Matus revela um antiamericanismo que se deve não só à perda do território mexicano, mas também à firme convicção de que um atleta norte-americano lhe arrebatou a glória nas Olimpíadas de Paris.
Romance inquietante, irónico e comovente, onde os fracassos das personagens os transformam em verdadeiros heróis, "O Exército Iluminado" ilustra o génio literário de David Toscana, confirmando-o como um dos mais originais escritores dos nossos dias.»