Na sequência do sucesso do livro “A Evolução do Automóvel”, publicado em Junho de 2012, José Miguel Mira lançou a si próprio e à editora Contra a Corrente, o desafio de escrever um livro sobre “A Evolução da Moto”.
Conhecido entusiasta e coleccionador de automóveis e motos clássicas, o Autor reuniu ao longo do último ano e meio, um espantoso acervo documental sobre o tema, que se propõe agora partilhar com os seus leitores e amigos. Trata-se de uma edição que englobará muitos modelos das mais variadas marcas e épocas, com fotografias de Luís Viegas e aguarelas de Gilberto Gaspar.
Naturalmente trata-se um livro de prestígio (tablebook), impresso em papel de superior qualidade (170 gr/m2) e dotado de uma capa dura. A obra será editada e distribuída exclusivamente pela editora Contra a Corrente e contará com o apoio de diversas empresas e instituições: Empark, Nofirel, Município de Reguengos de Monsaraz, CARMIM, Ideias Projectadas/GoPro, ACAP, Clube Português de Automóveis Antigos, Museu do Caramulo, Topos & Clássicos e Diário do Sul.
Adicionalmente está prevista uma série exclusiva do livro “A Evolução da Moto”, assinado pelo autor e acompanhado por uma garrafa de vinho Monsaraz Reserva, que constituirá uma edição Premium, comercializada em caixa própria.
O texto, da autoria de José Miguel Mira, aborda diversas vertentes do mundo das motos, da descoberta da utilização do vapor em engenhos e em máquinas, às primeiras motos da história, passando pelo desenvolvimento dos seus motores.
Após uma introdução histórica global, iniciam-se os capítulos que cobrem as décadas de 1900 a 2000, bem como as corridas de motos em Portugal, os sidecars e servicars, as motos militares, as pin up’s e a indústria portuguesa do sector, bem como a produção mundial de motociclos, de 1969 a 1980. No capítulo das “Curiosidades”, destaque para a recolha dos nomes de marcas mais estranhas de motos e de diversos sistemas e equipamentos, faróis, velocímetros e outros pormenores.
A história dos logotipos, das marcas que existem ou existiram, não deixará de atrair os leitores. Os emblemas dos fabricantes de motos são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles tem embutido diversos aspectos da história da marca. Os primeiros fabricantes de motos não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição iniciada na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos. Neste espaço, o autor apresenta as origens e estórias dos emblemas de algumas marcas de motos, bem como as suas evoluções ao longo dos tempos.
Ao longo do livro, são apresentadas algumas motos de colecção, muitas das quais inspiraram o autor para a elaboração deste livro. José Miguel Mira não tenciona descrever todas as motos, mas apenas as mais marcantes, não só pelas suas histórias como também pela sua beleza, por vezes dando origem a verdadeiras obras de arte.
Vocacionada para os livros de prestígio, de empresa ou de autor, a Contra a Corrente editou, em 2011, o seu primeiro livro, “F-16 Falcões e Jaguares”, seguindo-se os livros “100 Anos Chevrolet” (edição comemorativa do Centenário da Chevrolet), “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, “A Evolução do Automóvel” e “Mais Alto e Mais Longe – Escalar por uma Causa”, os três últimos em 2012. Em 2013, foi a vez do grande livro sobre a história da TAP, “TAP Air Portugal”; do livro “Aeronauta – Entre o Céu e o Mar” (Comandante Roque Brás de Oliveira – Prémio Carlos Bleck 2014); e do livro sobre os “50 Anos do Alouette III na Força Aérea”, além dos conteúdos do livro “50 Anos Porsche 911 em Portugal”.
Trata-se de um livro de capa dura (álbum), formato 290 mm X 260 mm, numerado (1 a 1000) e com 192 páginas profusamente ilustradas com fotos de Luís Viegas e aguarelas originais de Gilberto Gaspar. Esta primeira edição é de 1000 exemplares.