O Ano Europeu, com as suas múltiplas iniciativas, perfila-se como um estímulo para o debate sobre a criatividade e inovação em todos os domínios da actividade. Não só na educação, na cultura e na arte, mas também na actividade empresarial, na economia, no empreendedorismo, nos media, na investigação, na política social e no desenvolvimento regional.
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors, ao dedicar um número duplo da Revista aos Desafios da Criatividade e Inovação, pretende contribuir para sensibilizar os seus leitores para a criação de ambientes de abertura a novas ideias que promovam uma participação mais activa dos cidadãos, numa sociedade onde a diversidade cultural é uma realidade presente na vida de todos os dias.
O programa que concretiza o Ano, a nível nacional, está organizado em torno de oito verbos que representam as áreas de aplicação da criatividade: Comunicar, Imaginar, Aprender, Inventar, Criar, Realizar, Cooperar e Viver. Procurámos respeitar esta mesma dinâmica na organização deste número duplo da Revista, que contou com a participação de diversos autores, entre políticos, empresários, académicos, artistas, especialistas e altos funcionários das administrações portuguesa e europeia.
Pretendemos conferir ao seu conteúdo uma larga abrangência de temas mostrando como a criatividade e inovação podem estar patentes nas realidades mais diversas e, sempre que possível, trouxemos exemplos da criatividade ao serviço dos cidadãos.