A Cavalo de Ferro associou-se à Fundação Castelo do Crato na publicação de Eupalinos ou o Arquitecto, texto inédito em português de Paul Valéry, numa obra enriquecida com imagens retiradas dos espaços interiores do castelo, alvo de extensa obra de recuperação arquitectónica e paisagística.
Publicado em 1921, Paul Valéry imagina neste famoso texto um diálogo entre Sócrates e seu discípulo Fedro, no qual este contrapõe à doutrina socrática as concepções de Eupalinos de Megara, seu amigo, construtor de templos e figura fundadora da arte da arquitectura.
O livro desenvolve, através do diálogo e num misto de melancolia e de beleza, o argumento da oposição entre o mundo das formas e o mundo da matéria, entre as ideias concebidas e a produção do real e do concreto, centrando-se na relação entre a actividade do arquitecto e construtor com a filosofia e os problemas a esta colocados.
O Castelo do Crato é actualmente alvo de uma extensa obra de recuperação, para fins de criação de um centro de conferências internacional, por via da Fundação, criada e presidida pelo arquitecto António Teixeira Guerra. Em sintonia com o texto de Paul Valéry, e a par de algumas imagens do período clássico, reproduzem-se aqui algumas imagens dessa obra arquitectónica.