A história deste livro aborda questões interessantes, seja qual for a época, do relacionamento entre jovens na sua adolescência, das relações com os pais e do seu inevitável contacto com o mundo real, cuja paleta se apresenta sempre de cores vivas, realçando a alegria da vida, mas também muito escuras, equivalentes a situações dolorosas…
Traz-nos o amor de Tiago e Carmem, que marcam indelevelmente os papeis principais. E cedo aprendem que essencialmente a vida não é fácil. Num percurso de altos e baixos, num curso, numa atividade profissional ou numa vida familiar, nada se conquista por mero acaso. Antes pelo contrário, quando um objetivo é conquistado, tal obedeceu à persistência, ao entusiasmo e à convicção que cada um colocou na vida de todos os dias, numa luta corajosa por aquilo que lhe é mais querido.
Desde o dia em que se conheceram, até à estabilidade do casamento, Tiago e Carmem tiveram de ultrapassar diversos obstáculos, contudo o amor, que desde cedo os uniu, foi a alavanca fundamental para superarem obstáculos sempre desagradáveis.
Como tónico de leitura, a história atravessa o período da expansão do «sonho português» em África, passando pela fase revolucionária do «25 de Abril». Tempos que foram muitos difíceis, sem dúvida. Mas que, por isso mesmo, carimbam esta história com a dureza em que a vida, muitas vezes, nos é fértil.