Numa análise mordaz e sem papas na língua, Rodrigo Constantino, conhecido economista e colunista brasileiro, aborda a problemática relativa a um determinado tipo de esquerda apodada pelos críticos de caviar. Com grande sucesso no Brasil, onde se tornou um best-seller, promete agitar as águas em Portugal.
«O livro de Rodrigo Constantino é uma pièce de résistance contra o caldo mendaz em que vive o progressismo radical. Mas é também um convite para que se escreva em Portugal uma denúncia tão inteligente, corajosa e por vezes hilariante sobre os nossos próprios “filósofos davaidade”. Exemplos não faltam.»
João Pereira Coutinho, in Prefácio
«Este livro preciso do economista e escritor brasileiro Rodrigo Constantino é uma crítica vigorosa contra a esquerda caviar que, no Brasil e em várias partes do mundo, é uma espécie em vias de expansão, ao contrário do esturjão. Em Portugal não é diferente: a esquerda caviar também é farta e bem nutrida, com amplo espaço nos media tradicionais, na imprensa cor-de-rosa e na política formal.»
Bruno Garschagen