Uma viagem fascinante pela astronomia e pela matemática. Um livro que separa a verdade da ficção nas referências científicas d'O Código Da Vinci.
Explica-se como Vénus pode desenhar no céu uma estrela de cinco pontas, e para que servia a meridiana da Igreja de St. Sulpice. Fala-se da verdadeira conspiração científica de um cura e de um matemático, que aí se reuniam. Explica-se o que é a Linha da Rosa, como se mede o tempo solar e por que razão os comboios destronaram os meridianos de Paris e de Lisboa.
Trata-se de códigos matemáticos, de máquinas de transmitir segredos, da cifra de César e do criptex de Leonardo. Discutem-se os gnómones dos relógios de Sol e os gnómones geométricos.
Fala-se de Fibonacci e de Euclides. Desvenda-se o número de ouro e mostra-se como este traça uma curva tão perfeita que os matemáticos lhe chamaram a espiral dourada.
NUNO CRATO é professor de Matemática no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. A par da sua actividade de investigação e docência, dedica-se à divulgação científica na imprensa e em programas televisivos e radiofónicos. Em 2003, venceu o primeiro prémio de divulgação da Sociedade Europeia de Matemática.
CARLOS PEREIRA DOS SANTOS é professor de Matemática no Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa. Tem desenvolvido trabalho variado na área do ensino da matemática e é mestre internacional de xadrez.
LUÍS TIRAPICOS é jornalista e escritor científico freelancer. Entre 1998 e 2003 trabalhou em museologia no Visionarium, em Santa Maria da Feira. Colabora regularmente na imprensa e investiga em arqueoastronomia.