À semelhança do que fizeram os comandos de Gedeão, no séc.XII a.C., parece não haver dúvidas que hoje cada vez mais se exerce a “vingança do sangue”.
Gedeão ( Gid’ôn do hebreu ), que significa inexorável guerreiro, foi 5º Juiz de Israel, pertenceu ao clã de Abiezer, tribo de Manassés.
Viveu e morreu cerca de 1200 anos antes da era cristã.
Já nessa época, os israelitas se confrontavam com as tribos da região e praticavam assaltos, de noite, aos seus acampamentos, utilizando “ técnicas “ de diversão.
Estas tinham como objectivo desorientar as forças inimigas.
A Mossad, a organização de elite dos serviços secretos israelitas, foi fundada em 1951, pelo então primeiro-ministro, e um dos fundadores do Estado de Israel, Ben-Gurion.
No mundo da espionagem, nenhuma outra organização continua rodeada de tanto mistério e secretismo como a Mossad.
O autor deste livro, Gordon Thomas revela-nos detalhes de várias operações levadas a cabo por esta organização, dentro e fora das fronteiras de Israel.
Pela primeira vez na história da Mossad, foi permitido a um jornalista entrevistar centenas de agentes e ter acesso a informação que terá levado a conclusões surpreendentes, e que corroboram o envolvimento da Mossad em acontecimentos tão marcantes e mediáticos, como o atentado ao Papa João Paulo II, em 1981, a queda do avião da Pan Am, em Lockerbie, em 1988, e o acidente que vitimou a Princesa Diana e Dodi Al-Fayed, em 1997, entre outros.
Estes agentes são os protagonistas dos mais audaciosos actos de espionagem e contraterrorismo perpretados no mundo.