[...] Quantos Portugueses ouviram o nome ou a história do capitão Manuel Fernandes Vila Real? [...] A história e escritos de Manuel Fernandes Vila Real confirmam que figuras tidas como secundárias, porque não ocuparam a boca de cena, intervieram e intervêm, por vezes decisivamente, no curso dos acontecimentos políticos.
O processo que lhe moveu a Inquisição de Lisboa permite reconstituir muitas das suas pegadas e tornam-no mais visível que muitos dos contemporâneos que ocuparam a ribalta.
A vida de Manuel Fernandes desenha também, a traços largos, a trajectória dos políticos da primeira metade do século XVII: homens casados com viúvas de vivos; que se negam a confidências e a confissões; que dizem com os lábios o que o coração desmente; que mudam de campo ao sabor dos ventos enganosos da vitória ou do dinheiro ou das fidelidades e também de ideais como os da pátria ou da crença. Mas serão assim tão diferentes de nós? Muitos deles, na defesa da dignidade de homens, sacrificaram tudo e resistiram, uma e mais vezes à polé, ao potro, e caminharam no meio da turba, fora já do mundo, para a morte e a cinza. [...]