Esta obra tem por objetivo renovar o ensino e a aprendizagem das ciências e da tecnologia no ensino pré-escolar e Básico 1.º ciclo, numa direção que está de acordo com as atuais orientações da didática das ciências. Deste modo, todos os aspetos da didática, isto é os saberes, a aprendizagem, o ensino e a avaliação são abordados segundo uma operacionalidade centrada na evolução das conceções dos alunos. Para além disso os inúmeros aspetos práticos da obra testemunham a importância dada à realidade concreta da sala de aula. A obra apresenta, sobretudo, os principais conceitos científicos aos quais é útil fazer referência, o mesmo sucedendo para as principais competências e estratégias que o ensino das ciências e da tecnologia visa adquirir e desenvolver. Aqui são expostas algumas teorias fundamentais, tais como o construtivismo didático, a transposição didática e o contrato didático. Propõe igualmente um esquema de planificação de problemáticas que contém atividades funcionais, atividades de resolução de problema e atividades de estruturação. Por fim, fornece pontos de referência culturais em ciências e tecnologia e dá indicações preciosas a propósito das linguagens das ciências e da tecnologia, da integração das matérias, da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, bem como da avaliação das aprendizagens. Os anexos tratam das principais dificuldades de aprendizagem em ciências e tecnologia, apresentam conselhos para que as atividades se desenvolvam com todo a segurança e fornecem uma lista exaustiva das frequentes conceções dos alunos e das atividades de aprendizagem que favorecem a sua evolução. Ensinar as Ciências e a Tecnologia nos Ensinos Pré-escolar e Básico 1.º Ciclo é, sem dúvida alguma, uma obra de referência para os estudantes dos Ciências do Educação, dos Cursos de Professores e Educadores, os professores em exercício e para todos aqueles que se interessam pelas melhores formas de ensinar as ciências e a tecnologia às crianças.