Enquanto dorme, alguém olha por si. Esse alguém pode ser um assassino.
Enquanto dorme, muitas são as coisas desagradáveis que acontecem no mundo. O que não espera é que lhe aconteçam a si.
A sua casa, o seu apartamento ou o seu quarto são locais onde se sente seguro, onde baixa a guarda, porque o perigo está do outro lado da porta. Ou, pelo menos, assim devia ser.
Enquanto dorme, tudo pode acontecer…
Enquanto dorme, Cillian está junto de si. É o porteiro do seu prédio, e não é boa pessoa.
Cillian é porteiro de um edifício de Nova Iorque. Ele conhece a fundo todos os inquilinos do prédio. Controla as suas idas e vindas, estuda-os, descobre os seus pontos fracos, os seus segredos.
À partida tudo parece normal. Cillian é cordato, prestável e solícito… mas também é um psicopata. Uma vez que é detentor das chaves de todos os apartamentos, entra neles na ausência dos proprietários com uma única finalidade: espalhar o mal.
Clara, a condómina do 5.º B, é a sua próxima vítima, e ele não parará enquanto não conseguir destruir-lhe a vida. Todas as manhãs, Cillian faz um jogo consigo próprio a que chama «roleta russa»: coloca a sua vida no abismo, procurando um motivo para viver mais um dia. Incapaz de ser feliz, o seu único conforto é impedir que os outros o sejam.
Clara é a sua antítese: uma mulher feliz, em paz, que reage com um sorriso a tudo o que a vida lhe oferece. A sua indestrutível vitalidade transtorna Cillian, que levará o seu jogo ao extremo. Um jogo que se revelará mais complexo do que alguma vez podia imaginar.
Ao contrário do que costuma acontecer, o filme Enquanto Dormes deu origem a este livro, que explora os problemas da sociedade de hoje, onde nem tudo é o que parece e onde pessoas com graves problemas mentais andam à solta e conseguem enganar os que o rodeiam.