O mundo dos gângsteres é um grande negócio e estende-se para lá da Máfia Siciliana, que tem sido a mais retratada no grande ecrã em filmes como Scarface – a Força do Poder e a Trilogia de O Padrinho. Aqui, Michael Newton examina as raízes históricas do crime organizado global, as suas organizações mais persistentes (ou gangues) e os incidentes que levaram o fenómeno à atenção do público durante os séculos XIX e XX.
O Livro está organizado geograficamente e explora histórias de gângsteres de Marselha e Paris, Rússia e outras Máfias do Bloco de Leste, as Tríades da Ásia, os “yardies” da Jamaica, a Máfia Siciliana e o seu desenvolvimento por toda a América sob a orientação de Al Capone e “Bugsy” Siegel, os senhores do crime afro-americano que controlam as áreas mais pobres de Los Angeles e Nova Iorque, e os lendários gângsteres de Londres, caracterizados pelos gémeos Kray estrangulados em Londres nos anos 60 do século XX.
Do tráfico de droga à prostituição e lavagem de dinheiro, o negócio do crime organizado não existiria sem políticos, executivos de empresas, juízes e forças policiais que apoiam e participam em actividades criminosas. Michael Newton revela que só quando o “mundo da superfície” tiver sido limpo da ganância e corrupção pode o submundo ser erradicado.
A Enciclopédia dos Gângsteres é um sério, compreensível e fascinante guia das organizações criminosas do mundo e dos mais notórios gângsteres e infames eventos da história.