Este é o terceiro volume de uma série de romances dedicados à Guerra dos Cem Anos.
Quando os ingleses capturam Calais, há uma trégua na guerra com França. Mas, para Thomas de Hookton a luta continua, enquanto prossegue a busca do Graal — a relíquia mais sagrada da Cristandade — na Gasconha, sua pátria ancestral, tem de se confrontar com Guy Vexille, seu primo e o mais mortal dos seus inimigos.
Thomas conduz os seus homens em violentas incursões, saqueando sem piedade, num esforço para atrair o inimigo para as suas setas. Mas quando liberta uma jovem condenada à fogueira como herege, Thomas passa então a ser perseguido.
No vale de Astarac, ainda dominado pelas ruínas do castelo da família, Thomas acredita que o Graal, escondido há muitos anos, pode ainda continuar oculto. Todavia, muitos procuram o mesmo: e o jogo de escondidas torna-se mortal.
Quando por fim, Thomas se encontra com o seu inimigo, há uma inesperada intervenção do destino. A paisagem de castelos, mosteiros, vinhedos e aldeias torna-se o reino da morte e a necessidade do Graal, como sinal do favor de Deus é mais urgente que nunca.